Voo Cancelado, Atrasado, Overbooking ou Extravio de Bagagem dão a você o direito à uma indenização

Viajar de avião deve ser uma experiência agradável e tranquila, mas imprevistos podem acontecer, como cancelamentos, atrasos, overbooking e extravio de bagagem, que podem transformar seu sonho em um verdadeiro pesadelo. Você sabia que tem direitos garantidos pela Resolução 400 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) que podem fazer toda a diferença nessas situações?

  • Direito à Informação: Você deve ser informado sobre o que acontece com sua viagem. As companhias aéreas são obrigadas a comunicar o motivo do atraso e a atualizar você a cada 30 minutos;
  • Direito à Assistência: Em atrasos ou cancelamentos, você tem direito a assistência material, que varia de acordo com o tempo de espera:
    • A partir de 1 hora: comunicação, com acesso à internet e telefone;
    • A partir de 2 horas: alimentação gratuita ou vouchers;
    • A partir de 4 horas: hospedagem e transporte, se necessário.
  • Direito ao Reembolso ou Reacomodação: Se seu voo for cancelado ou atrasar mais de 4 horas, você tem direito ao reembolso integral ou reacomodação em outro voo, sem custos adicionais;
  • Direito à Acomodação: Se a espera foi longa e resultar em pernoite, a companhia deve garantir sua hospedagem e transporte;
  • Direitos em Casos de Overbooking: Impedir você de embarcar é inaceitável. Se confrontado com o overbooking, você tem direito à realocação e assistência e indenização imediatas, tudo garantido pela ANAC;
  • Direitos em Extravio de Bagagem: Se sua bagagem for extraviada, você tem direito a uma compensação. As companhias aéreas têm a obrigação de devolver sua bagagem ou, se não for recuperada, oferecer indenização.

Qualquer uma das situações acima tem potencial para lhe gerar uma indenização, como forma de compensar o prejuízo sofrido, sendo válido o requerimento desde que ocorrido nos últimos 3 ANOS, isto é, a viagem frustrada sequer precisa ter sido recente.

Além disso, nestes casos a busca por uma indenização moral não envolve qualquer custo ao cliente lesado, nem mesmo jurídico.

Se já passou por problemas com voos cancelados ou atrasados, overbooking e/ou extravio de bagagem, é hora de reivindicar o que é seu por direito, afinal, caso nada seja feito, o único prejudicado será você, enquanto a Companhia Aérea seguirá impune.

Nosso escritório conta com uma equipe de especialistas na área e, para garantir o sucesso, você não deve enfrentar essa batalha sem a assistência de um advogado.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a garantir a compensação que você merece. Seus direitos estão ao seu alcance – tome a atitude e transforme sua frustração em ação!